Skip to main content
espanhol
  • Resources
  • Matérias

Você poderá lucrar com seus dados?

Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados – , LGPD, que todas as empresas estão sujeitas a cumprir, principalmente nós como empresa de integração eletrônica, muito tem se falado sobre o porquê de toda essa proteção.

De fato, a LGPD é eficaz para proteger seus dados online. Mas será que é o suficiente para a sua segurança? Que outras ameaças nos rondam online?

Frequentemente o presidente do Banco Central do Brasil Roberto Campos Neto em suas apresentações ressalta a ideia da monetização dos dados e que os usuários vão conseguir extrair valor dos seus próprios dados.

Eu, certamente, consigo enxergar como seria esse processo e fui inspirado quando deparei em minhas pesquisas regulares sobre assuntos do meu interesse com a DrumWave, empresa que está desenvolvendo uma carteira/wallet para armazenar e monetizar dados!

A LGPD é suficiente?

Se pararmos para pensar a LGPD é início desse processo que em princípio, pode querer dizer :“Não venda meus dados, minhas informações pessoais sem minha autorização.” Entretanto, isso já acontece com o OPEN BANKING, onde vocês já devem ter sido perguntados se seus dados poderiam ser usados. Mas a visão da DrumWave vai além.


Eles entendem que todas as pessoas produzem dados o tempo todo por meio de relacionamentos. Eles citam principalmente o exemplo do indivíduo pelo simples uso do celular, que está cheio de sensores, está gerando muitos dados que ficam acumulados em poucas empresas, quem ganham com isso sem transferir nada para quem é o verdadeiro dono deles. Nós!

E mais, eles ainda vislumbram que as pessoas vão ganhar dinheiro com os seus dados e poderão poupá-los para gastar no futuro. Disruptivo não é? Porém tudo isso vai exigir uma estrutura tecnológica que possibilite operações de maneira segura, transparente, instantânea e com escala.


Eu acho que estamos no caminho. E a LGPD foi o primeiro passo. Consigo enxergar a Multicom.net contribuindo, sendo intermediador, ou seja, oferecendo nossa infraestrutura para armazenar e custodiar os dados, tornando-se o elo entre as pessoas e as empresas que desejam consumir esses dados.

Respondendo a pergunta título: Você poderá lucrar com os seus dados? SIM! E nossa
empresa também.

Tadeu Bijos – CEO da Multilink