Skip to main content
espanhol
  • Resources
  • Matérias

Gerenciando Pessoas e Gerenciando a IA Generativa

Somente os líderes verdadeiros, podem realmente fazer a diferença neste processo em que se tenta fechar essa lacuna, esse enorme vácuo que estamos enfrentando em nossas carreiras: gerenciar pessoas e, ao mesmo tempo, gerenciar esta ferramenta poderosa, a IA Generativa.

Como líderes podem superar essa grande lacuna, que existe entre profissionais e a IA Generativa?

Somente os líderes verdadeiros, podem realmente fazer a diferença neste processo em que se tenta fechar essa lacuna, esse enorme vácuo que estamos enfrentando em nossas carreiras: gerenciar pessoas e, ao mesmo tempo, gerenciar esta ferramenta poderosa, a IA Generativa.

Não há como negar que a IA Generativa tem o potencial de aumentar significativamente a produtividade tanto individual quanto da equipe. De acordo com as mais recentes pesquisas conduzidas pela consultoria McKinsey, em torno de 30% das atividades de negócios em várias áreas podem ser automatizadas até 2030.

Quando refletimos sobre o impacto da IA Generativa nas equipes corporativas, há três perguntas cruciais que devem vir à mente:

  • Como podemos redesenhar os empregos para colocar as pessoas no centro? É fundamental repensar quais tarefas devemos delegar aos seres humanos, quais podem ser assumidas pela IA Generativos e como podemos gerenciar eficazmente essa dinâmica. Embora as habilidades tecnológicas, como codificação, sejam importantes, acredita-se que as habilidades socioemocionais e cognitivas serão os verdadeiros diferenciais para impulsionar o trabalho criativo e colaborativo.
  • Como podemos redefinir a flexibilidade no local de trabalho? À medida que os empregos evoluem, precisamos mudar nossa mentalidade de medir o sucesso pelo número de horas trabalhadas para focar nos resultados alcançados. Por exemplo, uma linha de código mais longa nem sempre significa um trabalho melhor. É hora de repensar o conceito de semana de trabalho de 40 horas e explorar maneiras de tornar o tempo no trabalho mais significativo e produtivo.
  • Como podemos aprimorar nossa capacidade de escutar de forma eficaz? É crucial manter um diálogo aberto e contínuo com nossa equipe, em vez de assumir o comando com base em suposições. Seguramente que uma comunicação transparente e uma escuta ativa podem ajudar não apenas na resolução de problemas, mas também em fortalecer o moral da equipe.

À medida que avançamos nesse mundo cada vez mais influenciado pela IA Generativa, devemos abraçar a portunidade de envolver nossas equipes sobre as mudanças que estão por vir. Juntos, podemos navegar por essas transformações e moldar o futuro do trabalho de maneira positiva e inclusiva.

Gerenciando Pessoas e a IA Generativa: uma Visão Pessoal

Vamos imaginar um cenário: você é um gerente intermediário em uma empresa de tecnologia e se vê como um criador não técnico da IA Generativa. Olhando para o seu dia a dia, percebe que passa muito tempo lidando com tarefas individuais e administrativas, enquanto apenas uma pequena parte do seu tempo é dedicada a atividades relacionadas às pessoas. Mas e se, em um mundo onde a IA Generativa está em ação, você pudesse reduzir drasticamente o tempo gasto em atividades não relacionadas às pessoas e direcionar esse tempo para apoiar seus colegas de equipe e se envolver em questões estratégicas mais amplas?

Conforme sua equipe começa a adotar a IA Generativa para liberar a sua capacidade produtiva, percebe que seu papel como gerente está evoluindo. Agora, não só deve gerenciar as pessoas, mas também o uso dessa tecnologia para melhorar a produtividade. A IA Generativa se torna uma espécie de mais um membro da equipe, que precisa ser orientado e gerenciado. É como se você estivesse treinando um novo colega de equipe, que pode precisar de mais orientação e envolvimento inicialmente, e talvez até mesmo por um tempo considerável.

E então, você chega a uma conclusão importante: uma parte essencial do seu papel como gerente é garantir que o trabalho mantenha sua natureza humana. À medida que as tarefas mudam e o foco passa de processos para resultados, percebe que tem um papel fundamental em garantir que a IA Generativa eleve o trabalho humano, em vez de substituí-lo.

Você passa a almejar a criação de um ambiente de trabalho onde todos se sintam valorizados e realizados, onde as ideias e contribuições criativas de cada pessoa sejam reconhecidas como parte vital do sucesso da equipe. E isso, esteja certo, é essencial à medida que navegamos neste novo mundo da IA Generativa.

Nota: Adaptado do original : The human side of generative AI: Creating a path to productivity. McKinsey
Quartely; March, 2024. Produzido com auxílio de inteligência artificial.