Skip to main content
espanhol
  • Resources
  • Matérias

Qual a importância e benefícios da tecnologia para a sociedade?

Independente de qual geração você pertence, certamente não consegue mais viver sem a tecnologia na vida pessoal e profissional. Esse é o maior impacto da tecnologia na sociedade e há muitos outros efeitos influenciando diversas áreas da humanidade.

Independente de qual geração você pertence, certamente não consegue mais viver sem a tecnologia na vida pessoal e profissional. Esse é o maior impacto da tecnologia na sociedade e há muitos outros efeitos influenciando diversas áreas da humanidade.

Tudo mudou e as coisas não funcionam mais como antes. Desde a forma de pedirmos uma pizza ao modo de nos divertirmos ou trabalharmos, conseguimos encaixar a tecnologia em todos os campos de nossas vidas – até mesmo os inimagináveis.

Desde que surgiram as primeiras tecnologias, o ser humano se vê desafiado a se adaptar a cada uma delas. Porém, essa adaptação se transformou rapidamente em integração, fazendo com que ferramentas tecnológicas fossem essenciais para o nosso cotidiano.

No começo foram os mapas, depois a bússola e os relógios – você consegue se imaginar em um mundo sem essas ferramentas? E assim seguem as próximas gerações: fica cada vez mais difícil se imaginar em um mundo sem uma tecnologia que chegou antes de você. É o caso da relação entre as gerações mais novas com a Internet. No livro “The Shallows”, Nicholas Carr diz que, toda vez que uma tecnologia chegar em nossas vidas, nós não seremos mais os mesmos. Essa premissa consegue explicar o impacto da tecnologia na sociedade, ou seja, mudamos de acordo com as circunstâncias e tendências que nos rodeiam.

No dia a dia no caso do novo consumidor, antes as compras eram feitas apenas em lojas física onde pesquisar por um produto e tomar a decisão de compra levava muito mais tempo. Os finais de semana eram dias simbólicos do consumo, onde havia tempo para ir de loja em loja. Hoje não existe mais dia e nem hora para comprar. Toda essa flexibilidade e praticidade para resolver pendências é, de longe, o maior dos benefícios da tecnologia para a sociedade. Como não existe almoço grátis, temos um ponto de atenção, os consumidores acostumados com agilidade se tornam mais exigentes, daí satisfazer esse perfil de cliente é o desafio contemporâneo das empresas no mundo todo.

Para estar disponível para esse novo consumidor, os negócios tiveram que se adaptar e utilizar a tecnologia para atender suas necessidades. Por isso, métodos antigos e muito tradicionais podem significar atraso para algumas empresas. As soluções como chatbots, inteligência artificial, softwares de CRM, vendas e demais ferramentas se tornaram indispensáveis para empresas de qualquer ramo.

Exemplos do impacto real da tecnologia na sociedade

As áreas mais impactadas, estão o trabalho, a educação, a comunicação, relações sociais e processos produtivos. Isso significa que está ficando cada dia mais impossível dizer que a tecnologia não faz parte de grande parte do nosso tempo. Afinal, a utilizamos para estudar, descansar, se entreter, trabalhar, se cuidar etc.

A mudança significativa é que celulares, computadores e aparelhos eletrodomésticos passam a ser instrumentos onde grande parte dessas tarefas são feitas. O celular, por exemplo, é o aparelho que vai ser útil para sua vida pessoal e profissional, e não mais uma ferramenta exclusiva à vida pessoal.

1. Educação

Lousas e quadros negros se transformaram em projetores de slide em uma sala de aula. Materiais de leitura não precisam ser impressos em massa, afinal, eles estão disponíveis em formatos digitais. Tablets, celulares, e-readers e computadores cumprem cada vez mais com a função dos cadernos, livros físicos, e demais materiais analógicos de aprendizagem.

Essa realidade ficou ainda maior após o ano de 2020, onde as escolas foram obrigadas a oferecerem ensino à distância por conta da pandemia da Covid-19. Haviam métodos de ensino online antes, porém o cenário da educação hoje é muito mais digital. De crianças em escolas primárias à adultos em universidade, a tecnologia se tornou indispensável para o desenvolvimento. Isso não significa que a tecnologia substitui professores, mas sim que ela ajuda a otimizar o processo de aprendizado.

Como pode ver, há muitas opções digitais que podem potencializar o aprendizado de seres humanos que já estão acostumados com a tecnologia em suas vidas para tudo. A tendência é que cada vez mais escolas, universidades e outras instituições de ensino incluam a tecnologia em suas metodologias curriculares.

2. Comunicação

A comunicação foi uma das mais impactadas pela tecnologia. A internet deu início a uma revolução na forma em que nos comunicamos em diversos aspectos: em conversas entre familiares e amigos, clientes e empresas, organizações e públicos, entre outros.

Os antigos telefones já protagonizaram um grande feito para a comunicação na humanidade, porém hoje, são apenas uma das opções entre diversos outros recursos de comunicação como celulares – mais recentemente, smartphones; redes sociais; e-mail; aplicativos de mensagens instantâneas; chatbots e inteligência artificial.

Todos esses recursos têm sido cruciais para mudar a forma como nos comunicamos e as tendências seguem avançando com muita agilidade. A relação entre consumidores e empresas é um bom exemplo de como isso tem mudado muito ultimamente.

3. Trabalho

A Revolução Industrial nos mostrou que automatizar processos pode nos fazer mais produtivos. Hoje, com a Internet, temos um leque de opções de ferramentas que facilitam a execução de tarefas. E não é só pela produtividade e praticidade que a tecnologia está tão inserida em sua rotina de trabalho: investir em ferramentas tecnológicas reduz custos e otimiza a geração de resultados, impulsionando empresas. Ou seja, o crescimento de um negócio hoje depende da tecnologia.

Por conta disso, hoje temos um mercado tecnológico consolidado para atender às necessidades das empresas – a chamada tecnologia B2B (Business to Business). Startups não param de surgir e a inovação não para de surgir. Um grande leque de novos serviços tem se destacado particularmente nas vendas online, como intermediadores de pagamento e marketplaces, sistemas de CRM e inteligência de negócio.

4. Processo produtivo

Quando as máquinas começaram a surgir, muitos temiam que em algum futuro, elas substituiriam a experiência humana. Hoje podemos dizer o contrário sobre o impacto da tecnologia na sociedade: a experiência humana, ao invés de substituída, é otimizada.

Em um sistema econômico fortemente competitivo, a produtividade é um fator que necessita cada vez mais de estratégias de melhora. Hoje as empresas entendem cada vez mais o quanto ferramentas são essenciais para o processo produtivo.

Como dizem por aí: é um caminho sem volta. Segundo uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), quase oito em cada dez (80%) empresas que possuem a tecnologia como principal investimento pretendem investir ainda mais em novas tecnologias digitais.

Os principais benefícios da adoção da tecnologia como estratégia produtiva incluem a racionalização de custos, maior eficiência na produção, oferta de produtos e soluções mais inovadoras, fortalecimento e presença de mercado e destaque em relação à concorrência.

5. Relações sociais

O impacto da tecnologia nas relações sociais é gigante, isso é inegável. Os relacionamentos, sejam eles de qualquer natureza, estão condicionados a dependerem da tecnologia para acontecerem. Conversas, discussões e até mesmo a percepção que temos das pessoas (até antes de conhecê-las) estão acontecendo nos meios digitais.

Hoje já se tornou comum saber notícias de familiares de longe através de suas publicações, começar um relacionamento através de aplicativos, e conversar com pessoas em tempo real através da transmissão de vídeos.

Além de ser uma solução que aproxima pessoas, há críticas de que a tecnologia, nesse caso, pode tornar essas relações superficiais e trazer uma negação da necessidade do contato humano, até mesmo quando estão no mesmo ambiente.

Porém, em relação ao avanço da tecnologia na sociedade, essas ferramentas se tornaram essenciais para qualquer pessoa se comunicar com as outras em tempo real. Essa necessidade surge em contextos pessoais, profissionais, e até mesmo de emergências.

A Inteligência Artificial, uma tecnologia que já faz parte da rotina de muitas pessoas e empresas no mundo atual com soluções que potencializam (de forma positiva) os impactos e avanços da tecnologia na sociedade. O índice de Nível de Inovação e Crescimento de IA (INICIA) aponta que hoje a América Latina abriga 490 empresas de inteligência artificial. Essas empresas captaram mais de US$ 2,2 bilhões em 2020 com um faturamento combinado superior a US$ 4,2 bilhões.

Esse crescimento é o reflexo de uma tendência global na adoção de inteligência artificial para várias áreas da sociedade: educação, medicina, comunicação e atendimento, segurança etc. O uso da inteligência artificial já se faz presente, entre outras, nos assistentes virtuais, novas tecnologias em saúde e diagnóstico, cyber segurança, casas inteligentes (equipamentos que conversam entre si) e no mercado de trabalho através do recrutamento e seleção.

Conclusão

Ampliando este tipo de tecnologia, nosso dia a dia fica ainda mais dinâmico, produtivo e maduro e podemos lidar com novas possibilidades e usá-las a nosso favor. O avanço da tecnologia na sociedade foi capaz de mudar a sua vida e a de todo mundo. Talvez possamos nem sempre perceber, mas grande parte de nossas tarefas são diretamente influenciadas e impactadas por ferramentas tecnológicas.

A parceria entre processo produtivo e a tecnologia tem sido muito benéfica, mas certamente não excluem a importância da responsabilidade da experiência humana e trabalho em equipe.

Aliás, sem a tecnologia, muitas coisas que estamos acostumados hoje não seria possível. Mas isso não quer dizer que os pontos negativos da tecnologia não estejam presentes. Assim como tudo o que fazemos, a consciência, a ética e o bom uso devem prevalecer.

Fonte: https://weni.ai/blog/impacto-tecnologia-sociedade