Skip to main content
espanhol
  • Resources
  • Noticías sobre Finanças

Você sabe qual a diferença do Pix Automático e do Pix Agendado?

Em novembro deste ano, o Banco Central anunciou que duas novas modalidades de pagamento por PIX estarão disponíveis a partir de outubro de 2024. Isso irá facilitar ainda mais o pagamento de contas recorrentes e assinaturas e ainda irá desonerar o comércio e as concessionárias das taxas de convênios bancários

Em novembro deste ano, o Banco Central anunciou que duas novas modalidades de pagamento por PIX estarão disponíveis a partir de outubro de 2024. Isso irá facilitar ainda mais o pagamento de contas recorrentes e assinaturas e ainda irá desonerar o comércio e as concessionárias das taxas de convênios bancários. Apesar dessas formas de pagamento já estarem disponíveis em alguns bancos, a partir do próximo ano elas serão obrigatórias.

Mas como isso funciona e qual a diferença entre o Pix Automático e o PIX Agendado?

O PIX Automático funciona de forma bem parecida com o débito automático: as informações de pagamento serão fornecidas pelo cobrador, que obrigatoriamente precisa ser pessoas jurídica.  Não haverá tarifa para a pessoa que pagará a conta. Já para as empresas, dependerá do acordo com o banco.

Já o PIX Agendado terá a mesma função do automático, porém, neste caso, as informações de pagamento serão fornecidas por quem irá realizar o PIX e, poderá ser feito tanto por pessoa física quanto jurídica.